Bem vindo

É com muita felicidade que te recebo em meu blog. Convido a me seguir no Facebook e Instagram nas páginas chamadas "Facas Cavaledo", lá existe muito mais conteúdo atualizado, pois migramos para essa nova ferramenta que é a rede social. Fique à vontade para navegar, comentar e encomendar também, meu email é brunocavaledo@gmail.com e se quiser conversar pelo whatsapp: 67 99909-5498.

Índice do Blog:

Strikers

Faca integral

Canivete Releitrura do Le Capuchadou

Canivete multifunção 1
Canivete multifunção 2

Faca para bushcraft - Drop point 1
Faca para bushcraft - Drop Point 2
Faca para bushcraft - Drop Point 3
Faca skinner
Faca skinner 2
Facas chefs brute
Faca de cozinha brute
Faca hunter
Faca gentleman knife - Mini integral 1
Faca gentleman knife - Mini integral 2
Faca gentleman knife - Mini integral 3
Faca Tracker
Faca Brute Camp
Faca integral
Faca Khukri

Pipe Tomahawk
Machadinha & Tomahawk's
Machado Barbado Viking
Tomahawk Martelo 1
Tomahawk Martelo 2

Lanças

Textos:
Mitos e manutenção de facas
História do Tomahawk

sábado, 18 de abril de 2009

Como surgiu a cutelaria na minha vida



A Cutelaria Artesanal Cavaledo é o resultado de um hobby aliado à uma necessidade.
Tudo começou quando eu cursava engenharia ambiental na UFMS e por dificuldades financeiras descobri que as facas que eu poderia fazer com pouco equipamento me gerariam algum lucro, usado para xerox, livros e alimentação.

Fiz minha primeira de uma lima K&F, era um canivete sem mola, tipo uma navalha, modelo chamado de friction folder. Nem fiquei com ele pois quando viram perguntaram o preço e compraram, quando estava dando acabamento nele apareceu uma pessoa que viu, gostou e quis um também. Logo comecei a utilizar o site do mercado livre, pois havia feito uma khukri de aço 5160, simples mas muito chamativa, ela foi vendida em poucos dias e então comecei a me sentir aliviado por poder pagar as xerox... rsrsrs.
O tempo passou e as coisas apertaram, as facas estavam cada vez melhores, mas infelizmente o curso era integral e praticamente impossível de ser levado adiante devido à demanda de tempo. Tive que escolher e escolhi a cutelaria, nela eu poderia ir com calma e no meu ritmo, se escolhesse a faculdade teria que "parir" dinheiro pois não tinha, e o pouco tempo de que dispunha usava para gerá-lo na oficina. Esse era o tempo em que eu deveria estar estudando pois engenharia não é mole...
Escolhas difíceis são como a farinha numa receita de pão, assim é a nossa vida, a maior parte dela é feita de escolhas difíceis. Devemos escolher com sabedoria e buscar em Deus todas as respostas, pois Ele as têm.
Hoje sou cuteleiro, faço facas o dia todo em minha oficina, mas não é meu único ofício.
Por isso volto a dizer que escolhas difíceis são a "farinha" de nossas vidas, cabe a nós fazermos as escolhas corretas e buscar com empenho e dedicação alcançar objetivos. Não existe nada sem objetivo na vida, até os animais têm, como os pássaros ao construir seus ninhos, por exemplo. Busque incessantemente os seus!!
Bruno C. Toledo Elias